Eggplant middle eastern dip

Baba Ganoush - Uma Pasta Saudável do Oriente Médio

Baba Ghanoush, também conhecido como Baba Ghannouj ou Baba Ghanouj, é um prato popular do Oriente Médio apreciado em todo o mundo. Essa pasta saborosa é feita com beringela assada, tahine, sumo de limão e vários temperos e normalmente é servida como pasta de untar com pão pita, legumes ou biscoitos.

As origens de Baba Ghanoush remontam ao Oriente Médio, especificamente à região do Levante, que inclui os atuais Líbano, Síria, Jordânia e Palestina. Em árabe, a palavra "baba" significa "pai" e "ghanoush" é um derivado da palavra "ghanam", que significa "ovelha". De acordo com algumas fontes, o nome "baba ghanoush" originalmente se referia a um prato feito com cérebro de cordeiro, mas a receita evoluiu com o tempo para incluir beringela.

As origens do prato são desconhecidas, mas acredita-se que tenha sido criado por agricultores árabes que assavam beringelas em fogo aberto e depois as amassavam com vários temperos e temperos para criar uma pasta saborosa. O prato rapidamente ganhou popularidade entre os habitantes locais e se espalhou para outras partes do Oriente Médio e além.

Uma das primeiras referências a Baba Ghanoush pode ser encontrada no livro de receitas do século 13 "Kitab al-Tabikh", escrito por um estudioso árabe chamado Muhammad bin Hasan al-Baghdadi. O livro de receitas inclui uma receita de "Moutabal", um prato feito com beringela, alho, iogurte e tahini semelhante ao Baba Ghanoush.

Baba Ghanoush tornou-se popular no mundo ocidental durante o século XX como resultado do afluxo de imigrantes do Oriente Médio que trouxeram sua culinária com eles. Baba Ghanoush agora está amplamente disponível em restaurantes do Oriente Médio e é um mergulho popular e espalhado em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Embora existam muitas maneiras diferentes de fazer Baba Ghanoush, a receita básica geralmente inclui beringela assada, tahine, sumo de limão, alho e azeite. O iogurte, salsa, hortelã e cominho também são usados em algumas receitas. Tradicionalmente, a beringela é assada em fogo aberto, dando-lhe um sabor defumado e a pele carbonizada. Depois de cozida, a beringela é descascada e amassada antes de ser combinada com os outros ingredientes para fazer uma pasta cremosa e saborosa.

Além de seu sabor delicioso, Baba Ghanoush é rico em nutrientes. As beringelas são ricas em fibras, vitaminas e minerais, sendo baixas em calorias. O tahini, uma pasta de semente de sésamo, é rico em proteínas, gorduras saudáveis e minerais como ferro e cálcio. Baba Ghanoush contém vitamina C do sumo de limão e o alho contém antioxidantes que podem estimular o sistema imunológico.

Finalmente, Baba Ghanoush é um prato delicioso e nutritivo com uma longa e rica história do Oriente Médio. É um prato versátil e saboroso que faz as delícias de quem o experimenta, seja como patê ou para barrar. Então, da próxima vez que estiver à procura de um lanche nutritivo e saboroso, experimente Baba Ghanoush e descubra a magia deste prato tradicional do Oriente Médio.

Ingredientes :

  • 2 beringelas de tamanho médio
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/4 chávena de Tahini
  • 1/8 chávena de sumo de limão, fresco
  • 1/4 chávena de Azeite Extra Virgem Premium da Citroo
  • 1/4 colher de chá de cominho moído
  • 1/4 colher de chá de Paprika Fumada
  • 1/4 colher de chá de pó de Mão de Buda da Citroo 
  • Sal e pimenta preta a gosto
  • Salsa fresca, picada, como guarnição
  • Pinhões torrados ou sementes de girassol torradas (opcional)

Direções :

  1. Defina a temperatura do forno para 220°C (425°F).
  2. As beringelas devem ser divididas longitudinalmente e colocadas com o lado cortado para baixo em uma assadeira forrada de papel vegetal.
  3. Asse as beringelas por 20 a 25 minutos, ou até que a carne esteja macia e a pele assada.
  4. Tire do forno, depois deixe esfriar um pouco.
  5. A polpa das beringelas deve ser retirada com uma colher e transferida para um processador de alimentos ou liquidificador. Descarte  as peles.
  6. No processador de alimentos ou liquidificador, adicione o alho, tahini, sumo de limão, azeite, cominho, paprika fumada, pó de mão de buda, sal e pimenta preta.
  7. Pulse a mistura até ficar cremosa e lisa.
  8. Se necessário, prove e ajuste o tempero.
  9. Coloque o Baba Ghanoush em uma travessa, regue com azeite extra virgem e, por cima, salsa picada e pinhões tostados ou sementes de girassol (opcional).
  10. Disfrute! Sirva com legumes, biscoitos ou pão pita.
Retour au blog

Laisser un commentaire

Veuillez noter que les commentaires doivent être approuvés avant d'être publiés.